Engenheiros Homenagiados
Mateus António de Lima
O quarto de entre oito irmãos (n) Nasceu em R.ª da Torre, Ilha de Santo Antão, a 21 de Setembro de 1862. Foi Oficial de Artilharia. Nos anos de 1883 a 1888 cursou na Escola Politécnica de Lisboa, onde, em 1 de Agosto de 1891, obteve diploma de curso em Engenharia Civil, Mecânica e Minas. Pouco tempo mais tarde, formou-se em engenharia pela Escola de Pontes e Calçadas de Paris, onde fez Pós-Graduação na área de Pontes e Estradas. Exerceu engenharia em Hong Kong e em Macau, tendo, neste último território, contribuído para a criação do seu primeiro Liceu, onde ministrou várias disciplinas, designadamente matemática, desenho e francês. De entre várias atividades que desenvolveu enquanto engenheiro, é coautor do projeto de uma ponte construída em S. Francisco, Califórnia.
(Sabe-se que Mateus Lima não chegou a exercer engenharia em Cabo Verde por, na época, estar ainda muito distante a previsão de qualquer cargo público para o exercício dessa atividade; e que, segundo um artigo publicado na edição nº....do jornal “O Manduco”, a sua última visita a Cabo verde).
Humberto Fonseca
Nasceu no dia 20 de Novembro de 1916 em Mindelo, São Vicente. Era um dos sete filhos de Torquato Gomes Fonseca e Leopoldina Duarte Fonseca. Tendo terminado os estudos liceais, foi convidado para docente do Liceu Gil Eanes em São Vicente, durante uns anos, tendo então ingressado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde obteve três graus de licenciatura, todos com nota máxima e distinção: Matemática, Geofísica e Engenharia Geográfica. Apesar das excelentes qualificações, a tentativa de encetar uma carreira académica depois de se formar em 1946 foi frustada, devido ao facto do seu nome ter sido vetado por questões políticas, resultado das suas atividades como líder da organização estudantil “ Casa dos Estudantes do Império“.
Foi casado com Maria Adélia de Barros Fonseca, com quem teve três filhos, Ana Maria de Barros Duarte Fonseca, José Pedro de Barros Duarte Fonseca e João Filipe de Barros Duarte Fonseca. Faleceu em Lisboa em 1983.