Civil e Industrial

1- Engenharia civil e Industrial

Engenharia Civil

A palavra engenharia tem origem do latim ingenium, que significa "produzir ou gerar talento ou qualidade nata". Inicialmente, ela era aplicada a qualquer equipamento mecânico, sobretudo na área militar, mas hoje a engenharia é uma ciência muito vasta que atua em várias áreas do conhecimento científico sobretudo em áreas da ciência e tecnologia. A Engenharia Civil é a parte específica de Engenharia que dedicada à elaboração e concessão de proje tos de diversas especialidades de engenharia, construção, projeção, análise e dimensionamento estrutural, gestão e manutenção de infraestruturas em geral. Na figura seguinte estão apresentadas as áreas de especialidade de engenharia civil.

 

Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profissional também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infra-estrutura e a ocupação de um edifício.

Engenharia Industrial:

É a engenharia responsável pelos recursos necessários à produção industrial. O engenheiro industrial atua no chão de fábrica, que acompanha de perto a implantação e a manutenção da infra-estrutura industrial, como redes de água, gás, pontes, esteiras rolantes, entre outras. Organiza e administra as instalações industriais, desde a chegada da matéria-prima à fábrica até o controle de qualidade do produto final, seguindo o cronograma estabelecido. Esse é o especialista encarregado de fazer a ligação entre o engenheiro responsável pelo projecto de máquinas e o engenheiro de produção, que cuida da organização do trabalho. O profissional de engenharia industrial analisa custos, gerência a mão-de-obra e administra o uso de equipamentos e matérias-primas no processo produtivo. Ele pode se dedicar a diversos ramos das engenharias, como mecânica, madeireira, naval ou química.