Minas, Geologia, Química e Metalúrgica

Engenharia de Minas:

A engenharia de minas é o ramo da engenharia que se ocupa do aproveitamento dos recursos da Terra, especialmente através da exploração de minas, utilizando os conhecimentos de diversos ramos da ciência, particularmente os da geologia, da química e da física. Entre outras áreas, a engenharia de minas intervém na pesquisa, prospecção e extração dos recursos minerais (incluindo minérios, águas minerais e hidrocarbonetos), na mineralogia e metalurgia, no tratamento e refinação de recursos minerais, na gestão do subsolo, construção de túneis e outros aspectos da engenharia subterrânea no âmbito da construção civil e na engenharia de combustíveis e explosivos. A engenharia de minas é um dos mais antigos ramos da engenharia. Engenharia de Geologia:

O geólogo estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre. Áreas de atuação: O engenheiro geólogo pode atuar em várias áreas, como em pesquisas para fazer mapas geológicos para descrever e classificar a formação das rochas de um terreno; estudar as formações rochosas e determinar suas origens e transformações ao longo dos anos; trabalhar em companhias mineradoras na localização e avaliação de depósitos minerais; fazer análise da viabilidade econômica e técnica da jazida; acompanhar a exploração; procurar jazidas de petróleo no subsolo do mar ou da terra; investigar condições geológicas de terrenos onde serão realizadas construções; na área de recursos hídricos ou hidrogeologia, que analisa lençóis de água subterrâneos, para projetar poços e bombas mais adequados a fim de elaborar sistemas que evitem a poluição das águas, e como docentes, em disciplinas da área de exatas e geociências.

Engenharia Química:

Este engenheiro trabalha com os processos industriais que recorrem a transformações físico-químicas. Cria técnicas de extração ou obtenção de matérias-primas e faz sua transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias e processos mais eficientes e menos agressivos ao ambiente. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.

Engenharia Metalúrgica:

Compreende os técnicos da metalurgia, executando um conjunto de procedimentos e técnicas para fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas. Estão envolvidos em todo o processo desde a obtenção e fundição até o tratamento final dos metais.